Total de visualizações de página

domingo, 4 de janeiro de 2015

Pistóia - cidade do Blues Festival e de memórias do Brasil



Conhecida como “cidade de pedra encantada”, Pistóia se localiza aos pés da cordilheira dos Apeninos, a 50 min de Florença. É pequena, simples e cheia de charme. O município tem como principal atividade o cultivo de plantas ornamentais e flores, que fornece para todo o país. São imensos terrenos cultivados com esmero e delicadeza, com mostras de pinheiros e fícus decorados nas mais diversas formas. Infelizmente não consegui fotografá-los, pois chovia nos dias em que passei por eles e as estradas italianas não possuem acostamento, lamentavelmente. 

A cidadezinha é um encanto, com suas ruas largas e jeito de interior. Contudo, não se engane, pois é um celeiro artístico e cultural, sendo a maior expressão o Festival Anual de Blues, que recebe artistas de todo o mundo e não só desse estilo. Tive o prazer de assistir ao show de Jack Johnson em uma praça, numa noite mágica. Esse ano, tocarão Santana e Sting, entre outros famosos da música. A gastronomia local também encanta. Numa das ruas, diversos restaurantes e ao fim, o mercado com barracas de hortifruti que enchem os olhos.







Vale a pena conferir também local do Cemitério Militar Brasileiro, onde fica atualmente o monumento ao soldado desconhecido. Esta cidade acolheu os corpos dos soldados brasileiros mortos na segunda guerra mundial, tendo sido trasladados para o Brasil apenas em 1960. Será minha próxima visita.

Num passeio em dia chuvoso encontrei velhos hippies, jovens em rodas de música, um jardim de contos de fadas, cerveja da melhor qualidade, gente de riso fácil e muito solícita com os visitantes, com um carinho especial pelo Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário