Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pisa – um caso de amor...

Pisa é uma província da região Toscana da Italia, que já foi na Idade Média uma importante república marítima do Mediterrâneo, com um porto de  localização estratégica para o transporte de mercadorias na Europa.  A cidade é conhecida por abrigar a famosa Torre Pendente ou Campanário, na praça chamada Campo dei Miracoli, juntamente com um conjunto arquitetônico (Catedral ou Duomo, Batisterio e Cemitério ou Camposanto) de cair o queixo dos milhares de turistas que ali chegam para ver um dos mais fortes símbolos da Italia.
Numa tarde quente de verão, é muito agradável deitar na calçada fresquinha de mármore branco do Duomo ou nos gramados do complexo e ficar a observar, em silêncio, aquela imensidão de mármore sob o azul do céu, o milagre da torre que não cai, apesar da inclinação que chega a quase 4 metros, os caminhos que conduziram até ali... Ao redor, o som de diversos idiomas e todos com o mesmo espanto.  Mas esta é uma Babel que desperta o sentimento de paz!
Os 296 degraus da Torre precisam de coragem e saúde para enfrentá-los.  A subida, proibida para crianças abaixo de 8 anos, é por uma escadaria estreita de degraus altos, em caracol. A chegada ao topo tem sabor de vitória! No alto, a bandeira vermelha tremulando, o sino e uma vista impressionante da cidade.  Caso pretenda subir, chegue cedo para comprar o ingresso. Sobem 30 pessoas a cada meia hora, numa visita guiada e a fila é grande. Lá custa 15 Euros, mas pode ser comprado pela internet, por 17. Com mais 2 Euros, visita-se a Catedral, que abriga os restos mortais de San Ranieri , o púlpito de Giovanni Pisano, quadros enormes e muito bonitos, além da famosa Lâmpada de Galileu, assim chamada por se acreditar que seus estudos sobre o pêndulo foram desenvolvidos a partir da observação deste lustre e suas lâmpadas. Informações sobre ingressos no site http://www.opapisa.it/it/home-page.html
Mas Pisa é muito mais. Uma cidade antiga e nova, cortada pelo rio Arno, com pontes, ruas de compras (Corso Italia e Borgo Stretto), restaurantes, monumentos, praças, com destaque para a Piazza dei Cavalieri. Tem muita gente jovem circulando, porque abriga uma importante universidade.
Com a minha curiosidade, quis ver o mar. Após informações, fui ao Sunset Café, na Marina de Pisa, há uns 10 km da cidade. Um barzinho à beira mar cheio de gente bonita, que espalha esteiras e almofadas sob a areia e acende velas para os freqüentadores apreciarem o pôr-do-sol, ao som de boa música e bebida. Detalhe, paga-se pela bebida, mas a comida (petiscos, frutas e massa) é de graça!
A cidade é acolhedora, o povo é agradável, os preços são os mais baratos da região e a estação de trem leva a muitas cidades importantes. Ou seja, para mim, o melhor lugar para deixar as malas e partir para pequenas aventuras com uma mochila nas costas.
Bem, nem todos os detalhes precisam ser falados. ;)











2 comentários:

  1. Observe que nesta última foto, aparece uma bandeira brasileira, que fui ver só depois. Bons pressagios!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci: dicas gastronômicas - perto da torre tem um restaurante maravilhoso, com ar-condicionado, chamado La Bucca. Comida nota 10!
    (Blogger)

    ResponderExcluir