Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2011

Veneza - cidade sobre as águas

Aqui as águas não são de março e nem novidade de verão. A cidade foi construída num arquipélogo do mar Adriático, sobre a Lagoa de Veneza. É cortada por canais que formam grandes avenidas, por onde navega a população que se desloca na cidade, de vapporeto - transporte público (6 Euros), de barcos pequenos, taxis aquáticos e claro, as famosas gôndolas a embalar os sonhos dos turistas endinheirados e românticos (de 80 a 200 Euros).
Segundo o winkipedia, a cidade está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas, estando localizada entre a foz do rio Ádige (a sul) e do rio Piave (a norte). O povo da cidade habita mais o continente e trabalha no centro histórico.
É uma boa pedida se perder pelas ruelas e cruzar pontes (com um mapinha na mão para facilitar a vida), encontrar bons restaurantes, namorar muuuiiitto e tirar fotos maravilhosas.
A dica é pegar o vaporetto para Piazza San Marco e visitar a catedral homônima, tomar um chá no Caffé Florian http://www.caffeflorian.com/, ao som de violinos e ter certeza: você também é gente! Depois, comprar muitas coisinhas de murano nas ilhas de Murano e Burano e terminar a tarde na região da Ponte Rialto, onde tem bons restaurantes sem o risco de estourar o cartão de crédito.
Caso queira ir ao Harry's Bar, provar o original dirnk Bellini, lembre que homem não entra de bermuda!! Ah, o tal - coquetel de champagne com pêssego - custa a bagatela de 14 Euros.
Veneza é uma cidade ameaçada. A manutenção dos prédios é muito cara e se não fosse pelo turismo, já teria afundado. Em compensação é um colírio para os olhos, uma experiência que embevece a alma e também nos faz rever conceitos. O encontro obrigatório com a água, para o deslocamento diário, ameniza a agitação da alma e nos convida a sermos mais humanos que máquinas. Talvez por isso Veneza encante tanto os casais, por abrir as comportas para o amor.








Um comentário:

  1. Menina, ainda precisamos "rezar" algum dia no Harry´s...prometo que não esquecerei o traje adequado. bjus...

    ResponderExcluir