Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2016

Andrea Bocelli e seu Teatro del Silenzio



A cada ano mais brasileiros e gente do mundo inteiro chega ao pequeno vilarejo de Lajatico, no coração da Toscana, para assistirem ao concerto anual de verão estrelado pelo tenor italiano Andrea Bocelli, cuja edição de 2007 pode ser apreciada no DVD “Vivere”.
Lajatico, sua cidade natal, pertence à província de Pisa e fica a cerca de 30 min da cidade da torre pendente. Tem cerca de 1500 habitantes, alguns hotéis-fazenda no entorno e é um típico vilarejo do interior, onde todos os habitantes se conhecem e se reúnem em torno da praça principal para compartilhar a doce experiência de viver. O espetáculo de veraneio acontece no espaço idílico denominado “Teatro del Silenzio”, ou Teatro do Silêncio ( www.teatrodelsilenzio.it ), que é montado todos os anos na extensa área de uma fazenda de trigo vizinha à cidade, após a colheita. É impressionante caminhar naquele lugar meses antes do evento, quase uma experiência mística, pois por ali só se ouve o silêncio, o calmo rumor da brisa que sopra e a sinfonia dos grilos e pássaros que habitam os campos dourados das colinas toscanas, presentes nas imagens dessa terra mundo a fora.
Em algum momento do mês de julho ou início de agosto, a calmaria dá lugar ao alvoroço da montagem de um teatro ao ar livre, com toda a estrutura para abrigar o show onde Andrea Bocelli recebe convidados ilustres e cerca de 12 mil pessoas que alternam o silêncio enquanto as apresentações celestiais acontecem, com o êxtase do aplauso e do grito de louvor a ele que é sem sombra de dúvidas, o artista italiano da atualidade mais conhecido e amado no mundo inteiro.
Desde 2005 que é realizado este evento, sendo que o desejo de Bocelli é sempre a realização de uma ode à música clássica. Desde o início, pouquíssimas edições foram dedicadas às músicas pop com pegada clássica que fizeram sua fama pelo mundo, o que muitas vezes não agrada a alguns expectadores que esperam ouvir as famosas melodias apaixonadas. O foco tem sido os convidados ligados à ópera, como tenores, sopranos, orquestras e regentes, além de artistas consagrados do pop internacional.
Eis a cronologia do TDS:
- 2005 – apresentação do projeto na praça de Lajatico com convidados;
- 2006 - soprano Paola Sanguinetti; baritono Gianfranco Montresor; Orquestra Filarmonica Italiana de Piacenza e Sociedade Coral Pisana, sob a regência do maestro Marcello Rota.
- 2007 – gravação do DVD Vivere: David Foster, Bill Ross, Chris Botti, Kenny G, Lang Lang,
Laura Pausini, Elisa,Sara Brightman e Heather Headley.
- 2008 – Nicola Piovani, Roberto Bolle e Noa.
2009 – Placido Domingo, Toquinho, Katherine Jenkins e Sabina Cvilak, Andrea Griminelli e o maestro Eugene Kohn regendo a Orchestra Sinfonica Abruzzesse e o Nuovo Coro Lirico Sinfonico Romano; além das bailarinas Francesca Malacarne e Dalila Frassanito, com participação especial do Lama Tzong Khapa Group, com cânticos da liturgia do budismo tibetano.





2010: Jose Carreras e Zucchero sob a direção do maestro maestro Eugene Kohn, além das sopranos Deiseree Rancatore e Nadia Vezzù, a maravilhosa violonista Anna Tifu, o grupo de sopranos Div4s, o bailarino Giuseppe Picone pelo coreógrafo Kristian Cellini, a Ochestra del Maggio Musicale Fiorentino e a Società Corale Pisana.






2011: Renato Zero,  Uto Ughi, Andrea Griminelli, Nek, Eleonora Abbagnato, Lang Lang, Huang Ying, Liao Changyong, Lv Siqing, Li Yugang e Wang Yabin.






2012: Coral e orquestra do Teatro Carlo Felice de Genova, com a direção de Marcello Rota, as cinco sopranos Monica Yunus, Marina Rebeka, Sabina Cvilak, Elena Popovskaja, Annalisa Stroppa, o baritono Gianfranco Montreor e a dupla de gitarristas Carisma. Contou também com os bailarinos da companhia de dança KC de Kristian Cellini e os atores da Companhia de Teatro Popular “Il Gelso”.











2013: Riccardo Cocciante, e Giorgio Albertazzi.
2014: apresentação da opera  “Cavalleria Rusticana“, Mascagni, sob a direção do maestro Plácido Domingo e também de Eugene Kohn. Os artistas principais foram Elena Zhidkova; Manuela Custer; Maria KatzaravaMarcelo Guzzo, a orquestra Cameristi del Maggio Musicale Fiorentino, os bailarinos Giuseppe Picone e Bridgett Zehr, além dos atores do Laboratorio di Forme Teatrali “Pomarance”, sob a coordenação de cena de Agostino Taboga.











2015: edição comemorativa dos 10 anos, com duas apresentações. A primeira foi a ópera Turandot, de Giaccomo Pucinni, sob a direção de Zubin Metha. Um espetáculo perfeito, maravilhoso, inesquecível. Dois dias depois, um concerto pop como há muito ele não fazia, com os seguintes convidados: Monica Yunus, David Bryan, Michael Gheghan, Beverley Knight, Elisa, Gianna Nannini, 2Celos, Renato Zero, Andrea Griminelli, Ilaria Della Bidia, Carlo Bernini e tantos outros colaboradores de sempre na sua vida.
























2016: para 2016, o tema será “O circo”, com árias de operas famosas. Até o momento não se sabe quem serão os convidados, porém deverá ser um evento bem mais simples que o do ano passado.
Em todas essas edições, gostaria de pessoalmente destacar a presença dos colaboradores fiéis Carlo Bernini, Veronica Berti, Alberto Bocelli, Alberto e Ilaria Bartalini, Giorgio De Martino, Fabio Tedeschi, Alessio Barbafieri e a turma da Andrea Bocelli Foundation ( www.andreabocellifoundation.org) representada pelos gentis Amos e Matteo e pela agradabilíssima Olimpia Angeletti, sempre disposta a levar adiante a proposta da fundação, falando com sua alma. Citei aqui apenas os que tive a honra de conhecer e cumprimentar pessoalmente e cuja dedicação presencio desde 2009.
Dicas para quem vai ao Teatro pela primeira vez:
Se você comprou o pacote de alguma companhia vá tranquilo que eles providenciam tudo. Só muito cuidado com os horários, estejam sempre prontos meia hora antes do combinado e aguarde com paciência. Sugiro a confirmação por e-mail ou telefone, no dia anterior, direto com a agência contratada.
No mais é bom lembrar que a região não tem muita estrutura. Não há hotéis na cidade, apenas casas para alugar. Há alguns hotéis-fazenda, chamados de “agriturismo” próximos. Em uma localidade chamada La Sterza, há quartos para alugar no local chamado “Pasquino”, onde tem um restaurante com ótimo atendimento e aberto até quando houver clientes. É uma ótima pedida para quem vai de carro ao show, jantar antes de ir embora. Na cidade mesmo há o restaurante Da Nello e dois ou três cafés, todos em torno da praça. Há também uma pizzaria que funciona delivery. Tanto no restaurante como na pizzaria da cidade se aconselha fazer reserva, pois são poucos os lugares. Geralmente no dia não aceitam reserva e fecham logo cedo. Aliás no dia do show a cidade fica uma confusão só! A partir de um determinado horário, geralmente no fim da manhã, o acesso a carros é fechado, exceto para os moradores ou os ônibus que vêm de La Sterza trazendo quem vai para o show. É possível descer na cidade e dar uma volta antes de se dirigirem ao teatro.
Os ingressos são retirados em La Sterza, que fica a uns 4 km da cidade e uns 5 do Teatro. Lá tem um grande estacionamento. Há dois anos que passaram a abrir a bilheteria desde a manhã, mas costumavam fazer a partir das 14 e ficávamos tostando sob o sol inclemente da Toscana. A bilheteria é do lado do restaurante/lanchonete, o Pasquino.
Sugiro a quem estiver de carro e perto, pegar os ingressos logo quando abrir a bilheteria, caso seja pela manhã, fazer o reconhecimento da área e retornar lá pelas 18h, ou chegar mesmo nesse horário, mas o estacionamento já deve estar cheio e ainda terão as filas para retirada do ingresso. O carro pode ficar neste local, de onde disponibilizam ônibus direto para o teatro ou no estacionamento do próprio teatro, que é mais perto. Eles direcionam no dia.

De qualquer modo, vai andar em estrada de terra para ter acesso. Todas as entradas distam no mínimo 1 km para chegar até o local, portanto não vá de salto alto. Caso faça questão, leve na bolsa para trocar na entrada. É verão e tem muito pó no local...seus pés voltarão cobertos da terra da toscana, mas o coração cheio de tantos momentos mágicos que isso não vai fazer a menor diferença.

Quanto à vestimenta, sugiro ir com roupas bem confortáveis porque o show demora, termina por volta de 23:30 ou meia noite. Os banheiros são químicos e ficam uns 200 m distantes do palco, ladeira acima. Leve agasalho porque à noite esfria, pois o concerto é ao ar livre no meio de um campo de trigo e apesar de poder fazer 30°C ou mais durante o dia, quando o show começa, por volta das 20h ou 21h, a temperatura cai bastante, podendo chegar a 18°C ou menos. Em 2015 foi o único ano em que a temperatura não oscilou muito, estando sempre bem agradável. Um casaco e uma echarpe bastam. Pode levar uma mochila com lanche e bebidas porque o que é vendido lá não tem muitas opções. Uma fruta, uma garrafa de água e barras de cereal costumam ser boas pedidas para assistir a tudo confortavelmente. Nada de exageros no almoço nem na bebida no dia para não passar o evento no banheiro químico.
Visitas à Cantina Bocelli, onde podem ser adquiridos os vinhos com a marca da família são bem-vindas, sempre com a recomendação que no dia do concerto muita gente vai, sendo aconselhável ir em outros dias. Lembre-se também que no verão, os negócios na Itália costumam fechar ao meio-dia e abrir por volta das 16:00. Maiores informações: www.albertobocelli.com  
Aconselha-se a compra de ingressos apenas pelo site oficial (www.andreabocelli.com/tickets), pois eles enviam e-mails com instruções nos dias que antecedem ao concerto, por isso, já que vai gastar tanto numa viagem à Europa, não economize na internet. De preferência compre um chip na primeira oportunidade, desses pré-pagos e que permitem um bom acesso a pacote de dados, pois wi-fi pode ser artigo de luxo em alguns lugares da Itália, ainda.  

Em viagens, é comum que em algum momento tudo pareça que está dando errado. Seja qual for a situação, nunca se estresse, respire, sorria e abra caminhos com educação e firmeza. No final, tudo vai dar certo. Excepcionalmente nesse show, que mesmo sendo algo diferente, com ópera e música clássica, será uma das melhores experiências da sua vida.
Seja qual for o problema da sua vida, seja qual for a sua história, os rastros que deixou para ali estar, quando Andrea Bocelli entoar as primeiras notas, feche os olhos, faça sua ode ao silêncio, sua prece, seu agradecimento e se deixe levar a outra dimensão, mágica, algo divina, redentora. Deixe até mesmo as lágrimas caírem e molharem a terra, aquela terra abençoada de gente simples, cultivada com o suor dos camponeses e sinta, apenas sinta...aprecie sem moderação.
Os efeitos costumam durar alguns dias, portanto não case, não separe, não compre casa na Toscana nem largue tudo para viver o roteiro do filme. O melhor é voltar para nossa maravilhosa vida com as recordações das viagens, das conversas, os perfumes, sabores e encantos guardados na memória – nosso real patrimônio na vida.
Para maiores informações, cadastre-se na comunidade de fãs e receba as notícias oficiais sobre as turnês e eventos: www.andreabocelli.us

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário