Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

Florença – novas cores e descobertas

Florença nunca foi tão acolhedora em toda a sua longa história de lutas pelo poder e paixão, como nessa última viagem. Muitos já sucumbiram nas águas do Arno, jogando-se da Ponte Vecchio. Lauretta ameaçou fazê-lo, na obra de Pucinni  - Gianni Schicchi, e convenceu seu pai a deixá-la casar-se com Rinuccio, ao som das notas de “O mio babbino caro”. As alianças seriam compradas na via de Porta Rossa, onde ficavam os comerciantes de ouro da época, que depois se transferiram para a própria Ponte Vecchio. Assim, é comum que casais do mundo inteiro façam suas juras e troquem alianças neste local que possui o pôr-do-sol mais cativante do universo. Depois de uma despedida involuntária do que poderia ser um grande amor e de ter recusado uma inusitada proposta de casamento de um senhor de 98 anos, comprei minha aliança e ali, naquele cenário de filme, fiquei noiva de mim mesma!... (mas prometi ao vendedor que voltaria depois com o noivo para completar o par).
Esse ano encontrei Florença com um clima de preparação para uma tempestade, que a deixou ainda mais deslumbrante. Em mínimos 3 dias, perambulei pelas suas ruas, assisti a concertos de rua, subi a torre do Duomo (mortificantes 462 degraus), fui ao museu do Palazzo Pitti, às Igrejas Santa Croce e San Lorenzo, ao Palazzo Vecchio, tomei um drink no bar Il Rifrullo - http://www.ilrifrullo.com , que fica no bairro boêmio de San Niccoló e conheci os restaurantes Il Latini - http://www.illatini.com/ ,  Sasso di Dante - http://www.sassodidante.it e a trattoria La Casalinga - http://www.trattorialacasalinga.it/  - todos recomendados, sendo que este último tem comida típica, poucos turistas e preços muito baratos.
Preparei-me para visitar a Igreja de San Lorenzo, a mais antiga da cidade, com projeto (2ª reconstrução), de Brunelleschi , afrescos de Donatello e os túmulos de Lorenzo, o Magnifico e seu irmão Giuliano, no domingo pela manhã e tive a triste surpresa de saber que apesar de não constar nos guias, é uma exceção encontrá-la aberta nestes dias. Porém, havia missa e eu fiz a travessura de, mesmo sem ser católica, assisti-la por inteiro, com os olhos passeando pelo seu discreto e belo interior. Saí purificada para tomar um delicioso banho de chuva.
Florença, a capital de arte do mundo, está cada dia mais bella!











Nenhum comentário:

Postar um comentário