Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Em Roma, com um Padre.

Deixei os dois últimos dias da viagem (férias de julho de 2011), dedicados a Roma. No primeiro, faria as compras de todas as lembranças e encomendas da família e dos amigos e no outro, um passeio inusitado, com um padre brasileiro que mora por lá e até então eu não conhecia.
O primeiro dia foi um desastre, pois meu cartão fora bloqueado, não conseguia falar com o gerente e com nenhum funcionário da minha agência para desbloquear – o sinal do telefone estava péssimo e eu uma pilha de nervos. O cartão de crédito “visa” fornece um número para ligação a partir da Europa (551168457820), porém não avisa que a ligação somente pode ser feita via Embratel, com a necessidade de se acrescer na frente o nº 800 172 211. Sendo assim, fiquei andando pelas ruas, ligando desesperada para um numero que não aceitava chamada e para uma agência do Banco do Brasil onde não conseguia falar com o gerente ou outro empregado que me dissesse o que estava acontecendo. Fui salva por um amigo, que trabalha em outra agência, por pura generosidade, que me explicou o ocorrido, tomou as providências e informou com segurança a partir de quando ocorreria o desbloqueio – no dia seguinte. Resultado: sem presentes e nem lembrancinhas... só o carinho que trago na alma e as fotos e textos que posto aqui no blog – eis minha oferenda.
No segundo dia, acordei cedo, caminhei até o Vaticano, depois ao Pantheon e à Fontana di Trevi. Chegando a fome, fui almoçar no restaurante preferido de Roma, o Terme di Diocleziano e ao chegar, com a recepção calorosa dos garçons que lembravam até meu prato predileto, esqueci a raiva dos bancos e cartões! Em seguida, o encontro abençoado que revelou-se uma amizade daquelas que sentimos ficará para sempre. Marcamos na estação de metrô, na porta da Piazza del Popolo. Desde ali, aprendi que aquela era a principal entrada de Roma, para os gladiadores que se destinavam ao Coliseu, seguindo pela Via del Corso. Explicou-me que antes, desta porta, avistava-se o Coliseu ao fundo e ali já começava a batalha de vencer a si mesmo, os medos e ansiedades que antecediam às grandes lutas imortalizadas na historia e na arte. Atualmente, o monumento a Vittorio Emanuele II – conhecido como Bolo de Noiva, na Piazza Venezia, impede a visão do Coliseu. E eu que achava que a Via del Corso era só a rua de compras com as lojinhas H&M, Zara, Rinascente, Kiko, Coin... Visitamos o quadro “Conversão de São Paulo” de Caravaggio, na Igreja Santa Maria del Popolo; andamos pela Via del Corso, comemos em uma pizzaria alemã – e a pizza era boa! Fomos à Piazza di Spagna e depois terminamos o dia visitando a Igreja San Giovanni in Laterano, que é a mais importante de Roma, conhecida como a mãe das igrejas católicas do mundo. É lá onde os papas tomam posse. Foi construída por Constantino e possui estátuas dos 12 apóstolos. Foi um dia abençoado, divertido e absolutamente agradável em Roma... com um Padre, um fotógrafo e um amigo!
Pantheon
 Vaticano, ao fundo
 Corte de Cassazione
 Castel Sant'Angelo

 Piazza San Pietro e San Paolo
 Fontana di Trevi e suas belezas...
 Spaghetti ai vongoli vorace - Terme di Diocleziano
 San Giovvani in Laterano

 San Filippo

 Piazza di Spagna

Nenhum comentário:

Postar um comentário