Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de março de 2014

Ainda em Florença: Palácio Pitti e Jardim de Bóboli – uma pausa necessária para perder e recuperar o fôlego.



O Palazzo Pitti abriga um complexo de museus e muitos traços da passagem da Família Medici, que o habitou por um bom tempo.  É um marco diverso no oceano da arquitetura rebuscada renascentista. A aparência é modernosa, clean e imponente, sem a presença de torres ou fossos que nos remetem à imagem dos palácios. Sua fachada de pedra e o pátio vazio, sem árvores causam um impacto visual diferente nos visitantes. Por dentro, o vermelho forte do revestimento de algumas salas e suas cortinas, quebrado pelo verde igualmente marcante de outras, reativam a memória da suntuosidade dos palácios. Obras de arte a perder de vista no único museu que não é claustrofóbico!







Mas não se impressione com o lado de fora, pois toda a glória do Pitti se encontra do outro lado, na beleza que é o grande parque chamado Giardino di Bobboli. O Palácio visto do outro lado parece ganhar vida e luz, mesmo que o prisma venha a partir de um dos famosos obeliscos “presenteados” pelo Egito.
 





O Jardim esgota os adjetivos. É a pausa para respirar e observar a cidade a partir do verde, mesmo no verão escaldante. Isabela de Medici, grande mecenas da Toscana, filha do Grão Duque Cosimo I, costumava colher frutas no pomar do Jardim para presentear os reis de todo o mundo que se hospedavam em Florença. Tramas importantes se desenrolaram nesse chão, inclusive parte da fictícia “Inferno” de Dan Brown. É uma área extensa com grutas, estátuas (algumas de péssimo gosto), fontes e passagens de recobrar o fôlego gasto na subida da ladeira. No topo está o Museu da Porcelana, com um jardim de rosas na frente, tudo muito claro e arejado, com todas as portas e janelas abertas e um banheiro charmoso, necessário após a subida. O melhor é visitá-lo quando está vazio, delícia de passeio. 














Do alto, uma vista das colinas toscanas de alimentar a alma por todas as gerações da vida. Inesquecível e imperdível. De outra ponta, após atravessar um gramado com frondosas árvores de descanso, avista-se Florença com todo o seu esplendor. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário